Servidor causou prejuízo ao Estado: tem que indenizar?

Tempo de leitura: 13 minutos

Pressupostos da responsabilidade do servidor público. Dever de apuração estatal.

 

Um servidor público, que integra o quadro de pessoal do Estado, pode causar prejuízos à Administração. Diante de uma ação ou omissão sua que imponha danos ao erário, é preciso definir as consequências jurídicas. Está em questão o que o Direito denomina “responsabilidade extracontratual ou aquiliana”; ela incide quando determinada pessoa infringe um dever legal, não importa se a obrigação decorre do regime jurídico de direito público ou privado.

Se um servidor impõe dano ao Poder Público, portanto, cabe ao Estado, em cada caso, aferir se o comportamento funcional foi doloso ou culposo. Se houver dolo ou culpa imputável ao servidor no exercício das suas competências, a Administração deve promover as medidas necessárias para que o erário seja ressarcido dos prejuízos sofridos.

Não seria razoável que o Estado sofresse prejuízos decorrentes de atos dos servidores quando os mesmos agem dolosa ou culposamente, até porque não cabe à sociedade suportar despesas oriundas de condutas irresponsáveis dos respectivos agentes públicos. É preciso, assim, tomar medidas assecuratórias da permanência do patrimônio público, em atendimento aos princípios da continuidade do serviço público, da moralidade e da legalidade administrativa.

A partir do momento em que alguém causa dano ao patrimônio do Estado, surge para o Poder Público o interesse em apurar administrativamente se há um agente responsável pelo dano e se esse agente atuou com dolo ou culpa. Cabe, pois, à Administração Pública investigar a existência dos pressupostos ressarcitórios e buscar a atuação de seu direito de ser indenizada. Dessa competência específica (de coletar os dados fáticos pertinentes ao contexto em tese) não pode o Estado abrir mão, por se tratar de dever irrenunciável e competência indisponível.

Assim, a Administração deve verificar se o agente público agiu com dolo ou culpa, bem como a presença dos requisitos da natureza subjetiva da responsabilidade. Para tanto, tem-se como admissível instaurar procedimento para buscar os dados necessários à elucidação do quadro de responsabilidade. Considerando a crise enfrentada pelo Judiciário inclusive pelo grande número de processos em trâmite, bem como o dever de a Administração somente tomar providências materiais ou judiciais se evidentes os pressupostos do direito pretendido pelo Estado, tem-se o incremento da seara administrativa como preliminar a qualquer medida executiva ressarcitória. O Poder Público não pode ensejar aventuras jurídicas, não pode restringir indevidamente universos subjetivos individuais, sendo igualmente inadmissível omissão apuratória, ou fazer proliferar ações que terminem com significativo índice de sucumbência e alto sacrifício da tranquilidade de agentes públicos. E se é certo que o Estado não pode se omitir em coletar elementos que demonstrem se agentes públicos deverão, ou não, em última instância, arcar com os ônus do ressarcimento, também é induvidoso que a forma mais eficaz e legítima de atuação deve ser perseguida na realidade administrativa.

 

Procedimentalização na apuração do dolo ou culpa do servidor

 

A aferição, de modo objetivo, se há elementos evidenciadores da culpa ou dolo dos agentes públicos exigirá procedimentalização que é um dos traços mais marcantes da evolução do Direito Público nas últimas décadas.[1]

Atentando para a necessidade de procedimentalização do juízo sobre a existência, ou não, de dolo ou culpa dos agentes públicos cujos comportamentos prejudicaram o Estado, explicita-se que o sequenciamento formal de atos implica segurança jurídica para a Administração e para o servidor. Viabiliza-se que, além da manifestação de vontade dos órgãos e entidades administrativas, tenha-se previamente também a declaração de vontade do agente público, a coleta de elementos que formem a convicção técnica sobre a existência de culpa ou dolo, o que, além de concretizar a co-participação e o aspecto dialógico das competências estatais, reduz a possibilidade de equívocos na decisão final do órgão competente. A democraticidade de uma relação mais ampla entre Administração e agente público que poderá ser responsabilizado em sede de direito de regresso maximiza a correção e a eficiência da atuação do Estado.

É com fundamento em tais argumentos, que se entende essencial conferir transparência e objetividade à atuação da Administração Pública na apuração do dever do terceiro, que tenha causado prejuízo ao Estado, ressarcir, ou não, o erário. Para tanto, entende-se razoável que tramite processo administrativo no bojo do qual o órgão competente possa colacionar elementos suficientes para decisão que concretize as normas do ordenamento de regência. Em sede de procedimento administrativo, torna-se viável coletar dados relativos à sua atuação, a fim de que o órgão de representação, com base nesses dados concretos levantados, exerça a competência que lhe cabe, qual seja, verificar a pertinência das medidas previstas no ordenamento destinadas ao efetivo ressarcimento do patrimônio público.

Não há dúvida que a indenização busca incorporar ao erário o valor subtraído do Estado por determinado comportamento de servidor que tenha causado dano à Administração, configurando-se como sanção de natureza patrimonial; tal sanção patrimonial independe de qualquer sanção disciplinar, penal ou de improbidade administrativa. Não se admite a omissão dos órgãos responsáveis para fazer levantamento isento dos fatos que ensejaram prejuízo ao Poder Público.

Doutrinadores contemporâneos têm analisado as providências cabíveis quando concluído o procedimento administrativo: “Se ao final do processo ficou provada a responsabilidade civil do agente – quer dizer, que sua conduta foi ilícita, culposa e danosa -, a Administração pode exigir-lhe diretamente o ressarcimento. Se este não efetuar espontaneamente o pagamento, há duas possibilidades: (1) se o agente possuir patrimônio suficiente para saldar seu débito e este não for de diminuta quantia, deve a Administração proceder à inscrição na dívida ativa e ajuizar execução fiscal; (2) se o agente não possuir patrimônio suficiente ou se o débito for de pequena monta, deve a Administração proceder ao desconto da quantia na remuneração paga a ele; nesse caso o desconto deve limitar-se a uma percentagem que possibilite o adequado sustento do agente.”[2]

 

Mecanismos de indenização ao Estado no caso de dolo ou culpa do servidor

 

Uma vez instruídos e findos os procedimentos administrativos, tendo o Estado concluído pela responsabilidade do agente público em razão da sua atuação dolosa ou culposa, é possível que o servidor concorde com a pretensão regressiva e indenize o Estado pela via administrativa, o que consubstanciará o acordo entre as partes, com adesão do agente ao juízo público definitivo. Se assim não acontecer, entra em questão a viabilidade de o Poder Público adotar medidas autoexecutórias, o que requer amparo em preceitos legais e regulamentares, para quem admite a autoexecutoriedade neste caso. Não é uniforme o entendimento quanto à legitimidade de medidas previstas no ordenamento permitindo que sejam tomadas na esfera administrativa (como, p. ex., descontos em contra-cheque), de modo que se obtenha direta e materialmente o ressarcimento necessário. Independente das divergências sobre esse aspecto, é certo que a própria indisponibilidade do interesse público, aliada à existência de mecanismos efetivos que possam ensejar a indenização do erário na esfera administrativa, excluem a possibilidade de flexibilização, pelo administrador, quanto ao acionamento eficaz do terceiro responsável pelo dano ao Estado. Isso pode se dar na via administrativa, se admitida a autoexecutoriedade, ou na via judicial, quando inadmissível a cobrança forçada administrativa.

Em alguns Estados, como acontece em Minas Gerais (Decreto Estadual nº 46.757, de 13.05.2015), foi normatizado o uso de meios alternativos de cobrança de créditos do Estado. No lugar de ajuizamento de ações que demandam anos de trâmite perante o Judiciário, muitas vezes com gastos significativos dos recursos desse aparato desproporcionalmente com um ínfimo potencial de recomposição patrimonial administrativo, estruturou-se mecanismos que viabilizam o encaminhamento para protesto de Certidões de Dívida Ativa (CDAs) também dos créditos de natureza não-tributária do Estado. Destaque-se que a adoção do protesto extrajudicial como forma alternativa da cobrança dos créditos de menor valor revelou-se exitosa determinados períodos, considerando-se o retorno financeiro alcançado. O percentual de resgate para os cofres públicos, em algumas realidades, chegou a ser superior àquele verificado nas execuções fiscais. Considerando a possibilidade de se ter, num caso de prejuízo causado ao erário por agente público, crédito de natureza não tributária definitivo, adverte-se pela possibilidade de cobrança alternativa do valor. Não só cabe analisar a legitimidade de medidas que o ordenamento admite que sejam tomadas na esfera administrativa, de modo que se obtenha direta e materialmente o ressarcimento necessário, como é cabível analisar a normatização em vigor na esfera federativa a fim de identificar eventuais procedimentos de cobrança de créditos, alternativos às ações judiciais.

 

Dever de o Estado buscar ressarcimento: entre a perseguição indevida do servidor e a superação da inércia administrativa. O desafio do equilíbrio e da efetividade.

 

Fixada a responsabilidade do servidor público, identificadas vias de ressarcimento aptas a harmonizar os custos e benefícios buscados, cabe à autoridade competente diligenciar a materialização do ressarcimento em face do causador do prejuízo, com o menor dispêndio de recursos estatais, sendo necessário respeito às garantias individuais e máxima efetividade administrativa.

E uma das razões basilares de o Estado buscar ressarcimento dos danos que lhe foram causados por um dos seus agentes é não impor à sociedade, cujos recursos formam o erário, o resultado de prejuízos decorrentes do comportamento culposo ou doloso do servidor público. Havendo mecanismos que viabilizam a indenização estatal, com equilíbrio entre os custos e benefícios a serem alcançados, não há motivo juridicamente válido para sacrificar o interesse público primário, devendo-se privilegiar a legalidade, eficiência, moralidade e indisponibilidade do patrimônio público. A interpretação do regime jurídico administrativo deve ocorrer de modo a viabilizar, simultaneamente, o exercício do dever de o Estado buscar o ressarcimento e a proteção das garantias individuais e dos direitos fundamentais consagrados na Constituição da República. Não se admite sejam feitas escolhas discricionárias se uma interpretação sistêmica protege o núcleo dos direitos envolvidos, com equilíbrio entre a proteção da coisa pública, a indisponibilidade dos interesses sociais e as garantias constitucionais em favor daqueles que se relacionam com o Estado.

Nesse contexto, quando se fala em indisponibilidade do interesse público, não se está diante de uma decisão arbitrária que, sem mensurar o equilíbrio entre custos e benefícios, determina medidas desarrazoadas na persecução de um crédito de pequeno valor. Ao contrário, busca-se uma hermenêutica adequada que, reconstruindo o significado possível de Estado Democrático de Direito, assegura contraditório e ampla defesa a quem causou dano ao Poder Público, identifica mecanismo legal de busca do ressarcimento e não abdica do dever das autoridades e órgãos competentes diligenciarem no ressarcimento necessário. É direito da sociedade que servidores não sejam perseguidos com atuação arbitrária e, ao mesmo tempo, que autoridades e órgãos públicos não se omitam na proteção do patrimônio que é de todos. É manifesto que o direito à indenização do Estado não é passível de renúncia, estando os agentes competentes obrigados a tomar as medidas cabíveis e necessárias à sua efetivação.

Para enfrentar esse desafio, cumpre reconhecer que, na segunda década do século XXI, estamos diante de situações que requerem a modernização do Estado, a escolha de quais searas atraem o dever de agir do Poder Público exclusiva ou prioritariamente, inclusive do ponto de vista arrecadatório, bem como do desafio de interpretar os mecanismos de atuação disponíveis para proteger os administrados e alcançar a eficiência administrativa. Sendo assim, não se pode coadunar com entendimentos que, ignorando o equilíbrio possível, optam por caminhos que eternizam vício grave da seara pública: a omissão total ou parcial na busca do efetivo ressarcimento pelos danos impingidos ao Estado.

O Estado não pode se furtar a, pelas autoridades e órgãos competentes, nos estritos termos em que permitido pelo ordenamento, promover a recomposição do seu patrimônio. Isso principalmente em se considerando que se requer do Poder Público que a conclusão a propósito do dano não seja abrupta, nem construída unilateralmente sem que se admita a participação do interessado, com a produção das provas necessárias, oportunidade de apresentação de defesa e decisão motivada após a sucessão de atos instrutórios cabíveis. Num contexto dessa natureza e diante de um Novo CPC editado para reforçar a responsabilidade das partes, inclusive da Administração Pública, na solução dos conflitos e efetivação das medidas necessárias, seria teratológico subtrair do órgão público competente a prerrogativa que a lei expressamente lhe outorgou, observada a proporcionalidade no tratamento da medida executiva.

 

 

 

 

 

 

[1] PINTO E NETTO, Luísa Cristina. Participação administrativa procedimental: natureza jurídica, garantias, riscos e disciplina adequada. Belo Horizonte: Fórum, 2009. p. 51 e FERRAZ, Sérgio & DALLARI, Adilson Abreu. Processo Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2001, p. 24-25

[2] MARTINS, Ricardo Marcondes. Efeitos dos vícios do ato administrativo. São Paulo: Malheiros, 2008, p. 605

2 Comentários


  1. Bom dia Drª Raquel, excelente artigo “Servidor causou prejuízo ao Estado: tem que indenizar?”, estou com uma importante duvida justamente sobre esse tema. No caso concreto, em resumo, em uma investigação preliminar sobre um Ex-servidor que como condutor de um veículo oficial, cometeu uma infração de trânsito, só que a multa no valor de 315,00 reais, chegou após encerrado seu vinculo com o estado. Pode-se alegar um arquivamento justificado no principio da economicidade, já que o ônus do processo é maior do que o regresso do valor para o estado? Quais as bases legais teria para justificar esse linha? Desde já agradeço pela disponibilidade do seu tempo para contribuir com uma duvida de um admirador.

    Responder

  2. Excelente.
    Só queria saber o nome que se dá ao ato de uma DECISAO Errada que cause DANO ao erário público (não se trata de roubo ou peculato, mas algo que se aproxima da irresponsabilidade )
    Uma expressão. me parece pouco conhecida, pois é pouco praticado no Brasil

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *